Doutorado UCES em

Saúde Pública

Processo Seletivo 2022

Seja Doutor em Direito Privado por uma das maiores e melhores Universidades da Argentina – UCES (Universidade de Ciências Empresariais e Sociais)

Início

Janeiro de 2022

Confiança

Estude em uma das mais tradicionais Universidade da América Latina

Aulas Presenciais

Aulas presenciais realizadas na sede da UCES em Buenos Aires

Corpo Docente

Estude com alguns dos melhores professores América Latina.

Validação no Brasil

Revalidação simplificada o título no Brasil.

Sem Perca de Tempo

Ingresso sem necessidade de mestrado

Doutorados realizados na sede da UCES – Universidade de Ciências Empresarias e Sociais – em Buenos Aires

Realizados em 4 módulos presenciais de 15 dias de aula, cada.
Os módulos acontecem em Janeiro e julho.


Mais Sobre o Curso

O Doutorado em Saúde Pública tem como escopo contribuir para a formação de recursos humanos que contribuam para a investigação científica e a geração de conhecimento na área da Saúde Coletiva. Pretende-se, assim, contribuir para o avanço da ciência, para a abordagem das questões que a nossa sociedade suscita ao nível da Saúde Pública e para a reflexão de novas soluções para as mesmas.

As menções propostas estão vinculadas ao objetivo institucional de orientar a pesquisa e a produção da carreira para problemas de grande relevância estratégica, tanto para a instituição como para a sociedade argentina. A orientação em epidemiologia inclui – em seu objetivo de estudo – a saúde superando a noção de doença, para enquadrar o fenômeno no quadro de uma multiplicidade de fatores concomitantes à existência de patógenos e à determinação de seus vetores, e considerando que Não é apenas um campo de conhecimento, mas também um campo de prática, que permeia todas as instituições da sociedade.

A menção em Sistemas e Serviços de Saúde buscará nortear a produção de conhecimento no sentido de compreender as mudanças nos diferentes sistemas e serviços de saúde no marco das repercussões das políticas públicas de saúde, bem como considerando aspectos jurídicos, antropológicos, sociológico, filosófico ou econômico.

Também buscará construir conhecimento local a partir de uma perspectiva internacional do problema de Saúde Pública. Para tanto, serão utilizadas as diretrizes propostas pela Associação das Faculdades de Saúde Pública para o desenvolvimento do Doutorado na área.

O programa de cursos para o doutorado tem uma carga de 500 horas divididas em quatro módulos quinzenais, que acontecem de seis em seis meses. O curso é, portanto, presencial, com uma frequência quinzenal, de segunda-feira a sexta-feira de 08h30 às 19h (com intervalo para o almoço) e sábado de 08h às 13h, sendo ministrado na sede da UCES, em Buenos Aires. Ao final do curso o aluno tem dois anos para desenvolver uma tese sobre tema pertinente, para defesa perante banca em época oportuna. O Plano de estudos da carreira possui uma organização semi-estruturada. Os cursos somarão um total de 760 horas, não haverá menos de 500 horas presenciais. O Plano de estudos se integra com uma jornada estruturada de 250 horas, que definem a formação geral do Doutorando dentro de parâmetros atualizados rigorosos da pesquisa no campo da Saúde Pública, de modo que sirva como marco epistêmico e metodológico, qualquer seja o tema de interesse do Doutorando. A jornada personalizada do Plano de Estudos se integra com 260 horas que compõem o ciclo de formação específico.

Este ciclo é composto por seminários de doutoramento sobre temas da área das Ciências da Saúde Pública e está dividida em duas áreas destinadas a cobrir o campo que o título menciona, quais sejam: Área de Epidemiologia e área de Sistemas e Serviços da Saúde. O doutorando deve cumprir com suas obrigações correspondentes ao ciclo de formação específico, com a proposta aprovada pela comissão de doutorado de cada ano letivo. O aluno vai escolher seus seminários, considerando que deverá cumprir suas disciplinas eletivas com pelo menos 70% dos cursos focados na ênfase escolhida.

Aulas ministradas na sede da UCES – Universidade de Ciências Empresariais e Sociais, Paraguay 1401, C1061ABA CABA, Argentina.

Graduados universitários em Medicina, Odontologia, Enfermagem, Bioquímica, Farmácia, Psicologia, Administração de Sistemas e Serviços de Saúde ou Graduados universitários de outras carreiras com título de pós-graduação em Mestrado em Administração de Serviços de Saúde, em Saúde Pública ou outras carreiras de pós-graduação voltadas para a área da Saúde Pública, como Advogados, Contadores Públicos ou Graduados em Administração.

CLIQUE AQUI e entenda como funciona todo o processo para a revalidação de diplomas estrangeiros no Brasil!

UCES – Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales

Doutor em Saúde Pública

O objetivo do Doutorado em Saúde Pública UCES é contribuir para o desenvolvimento de recursos humanos que contribuam para a pesquisa científica e geração de conhecimento no campo da Saúde Pública. Deste modo, pretende-se contribuir para o avanço da ciência, com enfoque sobre questões de saúde pública e consideração de novas soluções.

Além disso, procura construir um conhecimento local em uma perspectiva internacional sobre a questão da Saúde Pública. Este contará com as diretrizes propostas pela Associação de Escolas de Saúde Pública para o desenvolvimento do doutorado na área.

Os candidatos aceitos para o Doutorado em Saúde Pública devem ser aprovados nos cursos organizados pela Universidade de Ciências Sociais e Empresariais. Essas atividades serão planejadas de forma que possam ser concluídas em no mínimo 2 (dois) anos.

O aluno de Doutorado deve formular um Plano de Tese, que será revisado por um Orientador de Estudos. Após a aprovação do Plano, o aluno de Doutorado deve propor um Diretor de Tese e formular um Projeto de Tese. O Diretor de Tese pode ser o mesmo Orientador de Estudos ou outra pessoa, desde que seja doutorado ou grau máximo equivalente.

Os doutorandos que credenciam a formação geral como investigadores podem ser dispensados pela Comissão Doutoral até ao máximo de cem horas da primeira parte correspondente ao ciclo geral de formação, por terem obtido o grau de Mestre ou desenvolvido a carreira de investigação em organismos específicos, ou outras razões bem fundamentadas.

O Doutorando terá competência para:

* Investigar o impacto da legislação, regulamentos e políticas sobre a saúde da população.

* Investigar e avaliar o impacto das estratégias de comunicação para diferentes públicos do sistema de saúde para influenciar os diferentes níveis de social, modelos de software de comunicação baseada em evidências;

* Investigar e avaliar o impacto das políticas para melhorar e ampliar atendimento da comunidade local, considerando a influência de variáveis culturais e ambientais.

* Sintetizar e aplicar as teorias de gestão e investigação epidemiológica, a fim de promover a saúde da população.

* Sintetizar informações de várias fontes para uso em pesquisa e em diferentes campos de prática.

* Desenvolver sistemas de vigilância em saúde para monitorar a saúde da população, o patrimônio e os serviços de saúde pública.

* Aplicar as perspectivas teóricas e empíricas de diferentes disciplinas na concepção e implementação de programas, políticas e sistemas de saúde.

* Avaliar os riscos, benefícios e consequências da pesquisa e prática;

* Investigar o desempenho e impacto dos programas, políticas e sistemas de saúde;

* Conduzir equipes de pesquisa interdisciplinar para a implementação de iniciativas de pesquisa em saúde;

* Possuir competências de pesquisa necessárias para os vários setores nos sistemas de saúde com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem.

Os interessados devem enviar um e-mail para [email protected] e anexar o  curriculum vitae completo em word, aos cuidados da Dra. Sandra Rezende, expondo a razão do seu interesse no curso e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.

Área da Saúde Pública

O currículo do curso tem uma organização semi-estruturada. Os cursos totalizarão um total de 760 horas. Não haverá menos de 500 horas de aulas presenciais.

O plano de estudos é integrado com um curso estruturado de 250 horas, que definem a formação geral de doutorado em configurações atualizadas e rigorosa investigação no campo da Saúde Pública, para que sirvam de um quadro epistemológico e metodológico, qualquer que seja o tema de interesse do candidato. O currículo personalizado do plano de estudos é integrado com 260 horas, que compõem o ciclo de treinamento específico.Este ciclo é feito através de seminários de doutoramento sobre temas da área de Ciências da Saúde Pública e está dividida em duas áreas destinadas a cobrir o campo que dá o título menciona, quais sejam:Área de área de Epidemiologia e área de Sistemas e Serviços da Saúde e Serviços. O aluno de doutorado deve cumprir com suas obrigações para o ciclo, oferecendo treinamento específico aprovado pelo comitê de doutorado em cada módulo. O aluno vai escolher seus seminários, considerando para o seu grau devem assumir as suas disciplinas eletivas com pelo menos 70% dos cursos focados na ênfase escolhida.

Os cursos que compõem a área de epidemiologia são:

1- Paradigmas e a evolução conceitual da epidemiologia.

2- Novos instrumentos georreferenciais da epidemiologia.

3- Epidemiologia e crítica social.

4- Sistemas de informação em epidemiologia.

Os cursos que compõem a área de sistemas e serviços de saúde:

1- A política de saúde.

2- Análise comparativa da estrutura e funcionamento dos sistemas.

3- Abordar a garantia de qualidade e de risco em sistemas de saúde.

4- Modelos de sistemas de financiamento da saúde.

Parte das horas correspondentes ao ciclo de formação específica podem ser preenchidas através de seminários oferecidos em outras universidades, nacionais ou estrangeiras, cuja proposta de integrar os currículos dos programas credenciados pela agência de qualidade e / ou do Ministério da Educação do país em que a universidade está inserida. Estas opções devem ser aprovadas pelo Comitê de Doutoramento em cada caso.

1. Carta do candidato à universidade, expondo a razão do seu interesse no curso e solicitando sua admissão no programa escolhido;

2. Quatro fotos 3×4 (coloridas e recentes);

3. Duas fotocópias da carteira de identidade e cartão de inscrição no CPF autenticados;

4. Duas fotocópias da certidão de casamento autenticada em cartório para os casos de constar nome de solteiro (a) no diploma e no histórico de graduação;

5. Duas cópias do diploma de graduação autenticadas e com firma do Reitor (ou responsável que assinou o diploma) reconhecida em cartório;

6. Duas cópias do histórico de graduação autenticadas e com firma reconhecida da assinatura do responsável que assinou o histórico,

Os documentos solicitados nos itens (VI e VII) deverão ser chancelados no MRE.

7. Três vias do contrato de prestação de serviços devidamente preenchidas e assinadas.

O corpo docente é formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas titulados por grandes escolas nacionais e internacionais.

Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresenta.

Tire suas Dúvidas Sobre o Investimento Agora

Enviar e-mail para [email protected]
ou ligue (62) 3956-6900 e (62) 99253-4477 (WhatsApp)